Atividade: Filosofia Olímpica
As ideias educacionais do Movimento Olímpico se baseiam originalmente na filosofia e na tradição de educação euro-americana. Embora, aparentemente, essas ideias sejam aceitas pelas 204 nações que compõem a Família Olímpica, existem muitas diferenças entre as filosofias e os sistemas educativos dessas nações. No entanto, princípios são ideias, valores, tipos de comportamento e modos de fazer as coisas que são importantes para um povo ou uma cultura.
Discuta em Grupos:
1) Que valores e comportamentos são importantes para a família e comunidade de vocês, Relacionem até três valores ou tipos de comportamento cada e, em seguida, discutam suas escolhas com o resto da classe.
2) Quais os valores que fundamentam o Olimpismo? Olimpismo é uma filosofia de vida... Que ideias ou valores são importantes na sua filosofia de vida? Pierre de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos modernos, disse que a participação no esporte ajuda os jovens a desenvolver um equilíbrio entre corpo, vontade e mente.
3) Como desenvolver as habilidades de seu corpo? Por que você deve desenvolver essas habilidades?
4) Como desenvolver as habilidades de sua mente? Por que você deve desenvolver essas habilidades?
5) Desenvolver a sua vontade significa que você se esforça para fazer o melhor, apesar das dificuldades. Como atletas olímpicos mostram que têm força de vontade? Cite alguns atletas ou exemplos de pessoas em nosso país que demonstram grande força de vontade. Conte suas histórias.
6) Outras palavras importantes no Princípio Fundamental nº 1 são: alegria, esforço, bom exemplo e princípios éticos. Cite alguns atletas que você sabe ter essas qualidades? Como eles demonstram essas qualidades?
7) Os atletas devem dar um “bom exemplo” por meio de seu comportamento? Sim ou não? Por quê?
8) Peça aos alunos para relacionarem algumas ações que quebram as regras em competições de esportes olímpicos. Peça que pesquisem as consequências.
9) Converse sobre diferentes cerimônias em sua cultura ou tradição em que as pessoas fazem promessas ou juramentos. Questione: afinal, por que as pessoas fazem promessas?
10) Pergunte a eles se já fizeram alguma promessa a alguém; se a cumpriram, e como se sentiram por mantê-la ou quebrá-la.
11) Levante a questão: se eles cometessem uma fraude durante uma competição esportiva, gostariam que sua escola ou comunidade colocasse o nome deles em uma estátua em frente da escola? Sim ou não e por quê? Continue questionando: como eles acham que os seus pais se sentiriam?
12) Pergunte se acham que as punições evitam que as pessoas cometam fraudes. Sim ou não e por quê? Peça sugestões de medidas para coibir fraudes e violência em uma competição esportiva.
13) Pergunte aos alunos: os árbitros ou oficiais podem cometer fraudes? Como? Por que fariam isso? Quais são as consequências? Leia para os alunos a mensagem abaixo:
“O mais importante nos Jogos Olímpicos não é vencer, mas participar... assim como o mais importante na vida não é vencer, mas lutar. O essencial não é ter vencido, mas ter lutado bem.”
Essa mensagem aparece no placar de todos os Jogos Olímpicos. Pierre de Coubertin ouviu-a em um discurso em 1908. Peça aos alunos que a expliquem com as próprias palavras, fazendo as perguntas abaixo:
14) Vocês concordam com essa mensagem? Por quê? Por que não?
15) Nem todos os atletas e seus treinadores concordam com essa mensagem. Eles cometerão fraudes para vencer. De que maneira? Por quê?
16) Como jogar sujo prejudica os outros atletas? Como prejudica o atleta que cometeu a fraude?
17) Peça aos alunos para fazerem cartazes com o lema ou a mensagem olímpica – ou para usarem as próprias palavras na criação da mensagem. Exponha as peças em uma das paredes da sala de aula (lembrem que 03 (três) turmas utilizam a sala)
Fonte:
<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<
PROJETO VIDA
TEMÁTICA: A CRIAÇÃO DO MITO

ATIVIDADE DE FILOSOFIA
PROF. PAULÃO
Forme um grupo com seis integrantes
Escolha um dos seguintes temas:
a) Origem da vida
b) Origem da dor
c) Origem da morte
d) Origem da felicidade
Debata em grupo prováveis explicações mitológicas para o item escolhido. Após crie uma breve dramatização sobre as conclusões do grupo. Um aluno pode narrar enquanto os outros dramatizam o texto.
Tempo para elaboração: 15 minutos
Tempo para apresentação: 05 minutos
Escolha um dos seguintes temas:
a) Origem da vida
b) Origem da dor
c) Origem da morte
d) Origem da felicidade
Debata em grupo prováveis explicações mitológicas para o item escolhido. Após crie uma breve dramatização sobre as conclusões do grupo. Um aluno pode narrar enquanto os outros dramatizam o texto.
Tempo para elaboração: 15 minutos
Tempo para apresentação: 05 minutos
Nenhum comentário:
Postar um comentário