O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda. Bertrand Russell

quarta-feira, 17 de maio de 2017

ÈTICA DA SUSTENTABILIDADE


Como nos lembra Leonardo Boff, um dos princípios de uma ética da sustentabilidade é a responsabilidade, que foi amplamente discutido pelo filósofo alemão Hans Jonas em seu livro “O Princípio responsabilidade”. Ser responsável é dar-se conta das conseqüências de nossos atos. Até a invenção das armas nucleares, da guerra química e biológica e da manipulação do código genético podíamos fazer intervenções na natureza sem maiores preocupações. Hoje a situação mudou radicalmente. Construímos o “princípio da autodestruição” como o chamou Carl Sagan. Temos os meios de destruir a vida humana e desestruturar profundamente o sistema-vida. Podemos pela excessiva quimilicalização dos alimentos, pelos transgênicos e pela manipulação do código genético produzir um desastre de proporções inimagináveis, inclusive irreversíveis. Então, devemos assumir nossa responsabilidade por nós mesmos, pela Casa Comum e pelo Futuro compartilhado. O Princípio categórico é: “aja de forma tão responsável que as conseqüências de tua ação não sejam deletérias para a vida e seu futuro”. Ou positivamente: “aja de tal forma que as conseqüências de tuas ações sejam promotoras de vida, de cuidado, de cooperação e de amor”. É aqui que tem o seu lugar o “Princípio de Precaução” tão importante nas decisões sobre a manipulação genética de organismos vivos.
Assim, diante do imperativo da sustentabilidade faz-se necessário uma nova sensibilidade ética. O despertar de uma nova preocupação/reflexão que dê conta dos desafios e contradições contidos na expressão “desenvolvimento sustentável”. A lógica de responsabilidade planetária pressupõe que os problemas gerados globalmente somente podem ser enfrentados em seu próprio nível. Apenas por meio da renegociação e da reforma da teia de interdependências e interações globais. Diante do cenário global, onde iniciativas econômicas de qualquer lugar do planeta podem afetar o resto da humanidade, é preciso o despertar de valores adormecidos, de outras formas de convivência com a natureza e de novas formas de produção de consumo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© 2012 ESCOLA ESTADUAL SATURNINO DE BRITO | Todos os direitos reservados - Designed by Serpa