O truque da filosofia é começar por algo tão simples que ninguém ache digno de nota e terminar por algo tão complexo que ninguém entenda. Bertrand Russell

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Olimpismo: uma filosofia de vida


O Olimpismo é uma filosofia de vida baseada no corpo, na vontade e na mente, unindo esporte, cultura e educação. Ele é uma orientação para o Movimento Olímpico. Já o Movimento Paralímpico busca criar condições para que os atletas Paralímpicos alcancem a excelência esportiva, inspirem e emocionem o mundo.

Olimpismo: uma filosofia de vida!

    Os conceitos de Olimpismo e Movimento Olímpico surgiram há cerca de 100 anos, quando o atleta e educador, Barão Pierre de Coubertin, deu início a um projeto de reforma da educação na França. Seu objetivo era aliar a prática esportiva aos estudos, atitude impensada na época, já que seu país considerava os esportes um inimigo da intelectualidade. Mesmo com toda resistência encontrada, Barão de Coubertin viu na realização de uma competição nos moldes dos Jogos Olímpicos da Antiguidade uma forma de propagar sua filosofia pelo mundo.
   O Movimento Paralímpico, por sua vez, surgiu da ideia revolucionária do médico neurocirurgião, Ludwig Guttman, de utilizar a prática esportiva como parte do tratamento de reabilitação de seus pacientes. 
    O sucesso desta prática fez com que Guttman sonhasse mais alto e organizasse uma competição esportiva, inspirada nos Jogos Olímpicos, entre atletas com deficiência.
     Ao aderir ao Movimento Olímpico e Paralímpico, as nações concordam em adotar este conjunto de valores e disseminá-los. O programa de educação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 é uma das frentes de divulgação destes valores, trabalhando-os juntos aos jovens. É importante que você conheça estes valores e entenda os seus significados.

Olimpismo: uma filosofia de vida!

Herdada dos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, a filosofia utiliza o esporte como instrumento para a promoção da paz, da união e do respeito por regras e adversários. As diferenças culturais, étnicas e religiosas são de grande importância nesta forma de pensar baseada na combinação entre esporte, cultura e meio ambiente.
O objetivo é contribuir na construção de um mundo melhor, sem qualquer tipo de discriminação, assegurando a prática esportiva como um direito de todos.
A educação, a integração cultural e a busca pela excelência por meio do esporte são ideais a serem alcançados.
O Olimpismo tem como princípios a amizade, a compreensão mútua, a igualdade, a solidariedade e o "fair play" (jogo limpo)... veja mais em: http://escolasaturninodebrito10.blogspot.com.br/2016/07/jogos-olimpicos-rio-2016-para-dentro.html
Mais que uma filosofia esportiva, o Olimpismo é uma filosofia de vida. A ideia é que a prática destes valores ultrapasse as fronteiras das arenas esportivas e influencie na vida de todos.
Os membros do Movimento Olímpico têm em seu topo o Comitê Olímpico Internacional (COI), a autoridade suprema que o governa. Em seguida, vêm as organizações reconhecidas pelo COI que estão em conformidade com os princípios do Olimpismo e seguem as regras estabelecidas pela Carta Olímpica. Veja o link: http://escolasaturninodebrito10.blogspot.com.br/2016/07/jogos-olimpicos-rio-2016-para-dentro.html
A Carta Olímpica é um documento que apresenta princípios, regras e estatutos que devem ser adotados para o desenvolvimento das ações. A Carta foi elaborada em 1898 pelo Barão de Coubertin e referendada por representantes de diferentes países. A sua última atualização ocorreu no ano de 2010. Ela é composta por cinco capítulos e 61 artigos.

Os seus objetivos são:



    O Olimpismo é uma filosofia de vida que exalta e combina, em um conjunto equilibrado, as qualidades do corpo, da vontade e da mente. Aliando o esporte à cultura e à educação, o Olimpismo procura criar um estilo de vida baseado na alegria do esforço, no valor educacional do bom exemplo e no respeito pelos princípios éticos fundamentais universais.




http://e-proinfo.mec.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© 2012 ESCOLA ESTADUAL SATURNINO DE BRITO | Todos os direitos reservados - Designed by Serpa